PRE PROJETO
A administração participativa é uma das idéias mais antigas da Administração, que nasceu na Grécia, a mais de 2000 anos com a invenção da democracia. Continua a ser a idéia moderna, que integra as praticas mais avançada e é considerada um dos novos paradigmas da administração. Assim como era na época de sua invenção, a participação é, na atualidade, um conceito que continua a oferecer desafios sem resposta definitiva.
Na empresa, onde ocorre este tipo de administração, as ações do trabalho proporcionam a produção de produtos de alta qualidade, produtividade e constante inovação cujo resultado é o sucesso empresarial.
Esse modelo de administração conta com a participação de todos os atores da produção, (gestão democrática) do presidente ao mais simples operário do chão-de-fábrica, trabalhando num ambiente classificado como “excelente” e convivendo em uma harmonia altamente motivadora. Esta pesquisa pretende demonstrar que a Administração Participativa poderá ser um excelente caminho em busca da inovação, porque permite que os funcionários possam agir como gerenciadores dos processos das organizações promovendo um grande impulso para o desenvolvimento e a produtividade, aliados ao bem-estar de suas participações.
1.1 Problemas
Empresas competitivas buscam resultados. A economia mundial vive hoje o momento de concorrência mais acirradda que já existiu em todos os tempos. Para sobreviverem neste cenário, as empresas adotaram um rigoroso padrão de excelência e passaram a exigir resultados cada vez mais positivos.
A Gestão Participativa busca criar estruturas descentralizadas, em que se faz necessário a sobrevivência da empresa, em que o relacionamento cooperativo passa a aser uma ferramenta essencial para superar os conflitos internos nos processos produtivos e as mudanças na relação de trabalho. A consciência individual e coletiva exige de ssus gestores e demais pessoas da empresa, visão de globalidade, isto é, saber que sua tarefa significa na