pre projeto
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PRINCÍPIOS E POSTULADOS CONTÁBEIS
PAULO VICTOR MOURA DE OLIVEIRA
MURILO HENRIQUE DOS SANTOS FERNANDES
PRISCILLA DE SOUZA LEITE
RECIFE 2013
PAULO VICTOR MOURA DE OLIVEIRA
MURILO HENRIQUE DOS SANTOS FERNANDES
PRISCILLA DE SOUZA LEITE
PRINCÍPIOS E POSTULADOS CONTÁBEIS
RECIFE
2013
Postulados:
Representando a base pela qual segue o raciocínio contábil, os postulados contábeis são as bases pelas quais a contabilidade deve atuar. Dividindo-se em três categorias, os mesmos ficam classificados desta forma:
Postulados Normativos;
Postulados Descritivos;
Postulados Ambientais;
Começando pelos postulados normativos, os mesmos regem as normas da contabilidade, como o próprio nome sugere, definindo o que a mesma deve fazer ou seguir, sendo necessário anteriormente explicar, elaborar uma justificativa. Em seguida, os postulados descritivos elaboram a justificativa necessária, descrevendo o porquê e como a informação deve ser apresentada aos seus respectivos usuários. Por fim, os postulados ambientais, definindo o local ou ambiente onde a contabilidade deve atuar. Analisando uma série de fatores econômicos, sociais e políticos, onde a mesma operacionaliza, dividimos este postulado em dois:
Entidade;
Continuidade;
Para que uma empresa possa atingir os objetivos e necessário que ela possua estes dois requisitos. O primeiro principio relata a que todas as transações devem ser separas, as da empresa e as dos seus sócios, sendo analisado de acordo com as diretrizes abaixo:
Econômico – mostra que a empresa possui patrimônio, nos seus respectivos aspectos.
Social – mostrando através de seus relatórios seu compromisso e contribuições com a sociedade, mostrando a mesma em percentuais.
Organizacional – O controle de receitas e despesas controlado