Pre projeto
A lei seca brasileira
1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA O tema em questão se trata da lei federal 11.705 em vigor, a lei seca. Buscando saber se o teor alcoólico mínimo de 0,10 mg por litro que é proibido consumir, ao conduzir um veiculo pode trazer mudanças consideráveis para seu senso de direção, de reflexo e de responsabilidade.
1.2. PROBLEMA É visível que a lei seca faz diminuir o índice dos acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica, o brasileiro esta se conscientizando, e procurando medidas alternativas quando se trata de volante e bebida. Nas grandes cidades, a incidência das blitz com o uso de bafômetros, fazem com que os apreciadores do álcool não cessem o consumo, mas que também não esqueçam de respeitar a lei e de estar prevenindo dos riscos de acidentes não só para si próprio, mas também para terceiros. Acontece que, o problema que se quer tratar nessa pesquisa é se o teor mínimo alcoólico permitido pela lei, pode trazer riscos ao condutor, aos passageiros e a terceiros, ou seja, a pessoa que bebe uma única garrafa de cerveja deve ser punida com uma multa inflacionária de R$ 957,70 (novecentos e cinqüenta e sete reais e sentença centavos), alem de perder a licença de conduzir veículos por 12 meses, e ter seu veiculo retido?
1.3. HIPÓTESE Acredita-se que, as penas aplicadas aos condutores que não obedecem a lei seca é de grau muito elevado, as conseqüências e os prejuízos ao motorista são muito rigorosas, não quando se tratar ao motorista alcoolizado, mas ao que consumiu baixo nível de álcool, não seria justo que ele sofra conseqüências tão drásticas.
Sabe-se que o objetivo do governo, é realmente diminuir o índice elevado de acidentes acontecidos nas grandes metrópoles brasileiras, mas também preocupados com a arrecadação das multas.
2. INTRODUÇÃO
Esse projeto será objeto de estudo de uma futura monografia, realizada no fim do curso de direto. Aborda como tema a lei seca brasileira.
É um