Pre Projeto Tcc
Problema de pesquisa:
O Enfermeiro frente ao paciente com AVC no âmbito intra-hospitalar.
Objetivo:
Como identificar precocemente um acidente vascular cerebral para minimizar o risco de sequelas graves e morte.
Objetivos específicos: Como identificam- se corretamente os sinais e sintomas de um acidente vascular cerebral. Porque os acidentes vasculares cerebral devem ser tratados como emergência em centros especializados.
JUSTIFICATIVA:
O objetivo deste estudo é relatar a conduta do enfermeiro diante de um paciente com acidente vascular cerebral que chega no serviço de urgência e emergência, e como o mesmo pode rapidamente identificar os sinais de um acidente vascular cerebral. Neste atendimento é preciso rapidez, eficiência e agilidade.
Este estudo mostra a importância da equipe de enfermagem estar preparada para atuar no serviço de urgência e emergência em qualquer circunstancia, atuando de forma multidisciplinar.
O acidente vascular cerebral pode afetar todo o corpo ou parte dele, pode deixar sequelas leves como a diminuição da força de um dos lados do corpo (hemiparesia), ou sequelas mais graves como a perda total da força (hemiplegia), podendo também diminuir a cognição, atenção e memória.
Os cuidados dos profissionais que atuam na emergência de um hospital são vitais para a sobrevivência e um melhor prognóstico acerca dessa patologia. Revisão de literatura: De acordo Avelar (2009), a organização e agilidade da equipe são essenciais para combater o tempo, este, é um dos principais obstáculos no tratamento do AVC, já que a perda de tempo resulta em uma pior evolução. É preciso ressaltar que todo paciente com AVC deve ser levado para a sala de urgência ou emergência, em seguida, deve ser monitorado quanto à pressão arterial sistêmica, o nível de glicose no sangue e temperatura. Deverá colher exames de sangue e encaminhar o cliente para realizar exames de tomografia de crânio. Este último permite identificar se o AVC foi