Pre historia
A Pré-história corresponde à primeira etapa da evolução humana e teve início com o surgimento dos primeiros hominídeos, perto de quatro milhões de anos atrás e estende-se até o aparecimento dos primeiros registros escritos por volta de 4000 a.C. O primeiro e mais longo período do desenvolvimento humano, que se estendeu até perto de 10000 a.C., chamamos de Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada. No Paleolítico, a subsistência era garantida com a coleta de frutos e raízes, a caça e a pesca; para isso, empregavam-se instrumentos rudimentares, feitos de ossos, madeira ou lascas de pedra.
Entretanto, nem sempre o meio natural era propício ao desenvolvimento dessas descoberta do fogo atividades: a escassez de alimentos ou a hostilidade do meio ambiente obrigavam os grupos humanos a viver como nômades, deslocando-se de uma região para outra, em busca de melhores condições. Um dos maiores avanços nesse período foi a descoberta e o controle do fogo, permitindo o aquecimento durante o frio, a defesa ao ataque de animais e a preparação de alimentos.
Sobrevivendo quase sempre em abrigos naturais, como cavernas, copas de árvores ou pássaro da pré-história choças feitas de galhos, os homens do Paleolítico viviam em bandos e dispunham coletivamente das habitações, terras, águas e bosques. De certa maneira, a vida em bandos e as habitações constituíam sementes de uma futura vida sedentária, só não implantada até então, por causa da necessidade de ampla movimentação num grande território, imposta pelas atividades de coleta e caça. Quanto às cavernas, muitas delas acabaram se transformando em recintos funerários e, a seguir, em centros cerimoniais, atraindo grupos pré-históricos, num movimento que indicava um germe das futuras cidades do período histórico.
Com a última glaciação, entre 100000 a.C. e 10000 a.C., aproximadamente, ocorreram profundas alterações climáticas e ambientais que estimularam a intensa migração de animais