pre historia nas americas
Quem ”Descobriu” a América ?
Os mistérios que envolvem o estudo da Pré-História aumentam no caso da América, pois as dificuldades para as pesquisas nessa região são bem maiores e há menos sítios (locais em que se faz pesquisa e se recolhe material arqueológico) em estudo.
Caverna da província de Santa Cruz, Argentina.
Admite-se que o continente americano era despovoado até cerca de 40 mil anos atrás. Por essa época teria se iniciado o processo de imigração humana para a América; portanto, muito depois do povoamento da África, Europa e Ásia. O ser humano só teria chegado à América do Sul entre 16 mil e 12 mil anos atrás. Embora essa seja a hipótese tradicional, a questão ainda é muito discutida, havendo também controvérsias a respeito de como o ser humano teria chegado aqui.
A teoria mais aceita afirma que os indivíduos passaram da Ásia para a América em várias ondas migratórias, através do estreito de Bering (entre a Sibéria asiática e o Alasca), durante os três últimos períodos glaciais (9-14 mil, 25 mil e 40 mil anos atrás), pois nesses momentos, devido ao baixo nível dos mares, formou-se um caminho terrestre natural. No entanto, alguns pesquisadores identificam outras rotas migratórias, como as ilhas Aleutas, também por passagem terrestre, ou então por uma precária navegação iniciada nas ilhas da Polinésia. Mas nenhuma dessas hipóteses pôde ser comprovada, como ocorreu com a passagem de Bering.
Na verdade, o quanto a presença humana no continente americano é antiga constitui uma questão capaz de produzir muita polêmica. No Brasil, por exemplo, as evidências humanas mais antigas datam aproximadamente de 12 mil anos e foram encontradas na região da Lagoa Santa, em Minas Gerais.