Prblemas contemporaneos
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Disciplina: O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEPONRANEOS. ATIVIDADE 1
Turma: Capanema
Aluno: Carmen Lucia Pinheiro de Oliveira
a) Qual a principal distinção entre pobreza e desigualdade? A pobreza se entende como a carência de bens e serviços essenciais, falta de recursos económicos; principalmente a carência de rendimento e a desigualdade social se sintetizam, em muitos com pouco e poucos com muito; ela acontece quando a distribuição de renda é feita de modo impróprio, por conseguinte, errada, sendo que enquanto a maior parte do dinheiro fica com a minoria, a maioria sofre com a divisão salarial.
b) O que você entende por exclusão?
De maneira geral a exclusão leva diretamente aos problemas sociais que induzem a separação e até à discriminação de definidos grupos ou pessoas. Tais grupos que sofrem de exclusão social necessitam, portanto de uma estratégia de inclusão de modo a que se possam agregar aos grupos da sociedade.
c) O que você entende por proteção social?
Proteção Social se entende como formas institucionalizadas que as sociedades estabelecem para proteger uma parte ou o todo de seus elementos, em certos eventos da vida natural ou social, tais como a velhice, a enfermidade, as adversidades, as carências. A Proteção Social precisa garantir as seguranças de sobrevivência, de acolhida e de convívio familiar.
d) Qual a proposta do Plano Beveridge?
O plano foi uma forma de estruturar a seguridade social, regularizar o serviço público em termos de benefícios aos trabalhadores e seus dependentes, como proposta principal a responsabilidade estatal na manutenção das condições de vida dos cidadãos, por meio de um conjunto de ações em três direções: educação, segurança e