Praça popular
Um dos pontos mais movimentados de Cuiabá, a Praça Eurico Gaspar Dutra, também conhecida como Praça Popular, foi entregue à comunidade em (18-11-2008) às 19h30. A revitalização, fruto do anseio de moradores e comerciantes correspondeu às expectativas. Foi demolido todo o piso e trocado por blocos intertravados nas cores natural, concreto e vermelho, instalados vinte e oito bancos de ferro fundido e madeira envernizada, ponte de madeira decorativa e rampa de acesso aos deficientes. O play ground, com gangorra, balanço e escorregador, foi cercado de madeira pintada de branco, dando mais segurança ao parque infantil. Em um dos cantos da praça, foi erguido um chafariz com blocos intertravados na cor vermelha, e também um nivelamento no chão de quase três metros, de uma cabeceira para a outra e reforma total da quadra de esportes. A iluminação, saindo do chão em direção à copa das árvores, dá um charme extra na Praça. Nas ruas, foram instaladas as luminárias do Programa Reluz, sanando de vez com a escuridão do local.
Em entrevista com alguns antigos moradores do local e taxistas, ficamos sabendo que antes esse local era um conjunto de casas habitacionais: “COHAB” lugar calmo, sem muito fluxo de pessoas, se comparado com os dias atuais.
Reclamaram da falta de saneamento básico atual, e da mudança das vias públicas, que favoreceu aos comerciantes, mas dificultou a locomoção dos moradores e taxistas locais. Deram ênfase na questão do lixo, pois o acumulo do mesmo é desagradável e indesejável, já que o caminhão de lixo não recolhe o que depositam na praça, mas somente nos pontos de comércio em torno dela. E quem mais sofre com isso são os moradores que praticam caminhadas e as babás que saem para passear pela praça com bebês.
Outro fator complexo da praça é a questão segurança, pois com a explosão do comercio e o fluxo intenso de pessoas principalmente das classes médias e altas, o local tornou-se alvo da violência e criminalidade.
Para