Praça Maciel pinheiro
Humanidade
1. O conjunto dos homens; Natureza humana; Gênero humano; Bondade; Benevolência, compaixão.
Conjunto de estudos que inclui, em geral, a gramática, a poesia, a literatura e a cultura.
2. O termo humanidade, do latim humanĭtas, faz referência à natureza humana, ao género humano ou ao conjunto de todas as pessoas do mundo. Por exemplo: “O dono da empresa deve ter um acto de humanidade e evitar despedir trabalhadores nesta altura de crise”, “A humanidade sempre conseguiu sobrepor-se à tragédia”, “O homem mais alto de toda a humanidade mede quase dois metros e meio de altura”.
No que diz respeito à humanidade enquanto população total da Terra, estima-se que há mais de 6.783.813.000 habitantes no planeta. De acordo com as estatísticas do século XX, entre 1950 e 2000, a humanidade teve um aumento de cerca de 130%, ou seja, mais do dobro do aquilo que foi registado no período de 1900 a 1950.
A fraqueza própria do ser humano, a clemência, a compaixão perante as desgraças e as adversidades do outro, a afabilidade e a benevolência são outras características que recebem o nome de humanidade, pelo facto de fazerem parte da natureza humana: “Deveria vender o carro e doar o dinheiro, é uma questão de humanidade perante tanta pobreza”, “Oxalá os políticos mostrem mais humanidade e deixem de roubar o dinheiro do povo!”.
Por fim, convém salientar que as humanidades são o conjunto de disciplinas relacionadas com a cultura e o conhecimento humano. Mais precisamente, os estudos de línguas, literatura, história e filosofia. Ao contrário das ciências sociais, as humanidades não pretendem criar postulados gerais nem leis universais. A arte e as letras fazem parte das humanidades. Antigamente, chamavam-se “humanidades” aos estudos clássicos superiores.
3. Natureza humana; reunião das características que são particulares à natureza humana.
Benevolência; maneira bondosa de se tratar alguém: tratava todos com humanidade.
Reunião de todos os seres humanos: a