pratiques e pps da diciplina 16
A importância da estatística para os reis e imperadores de antigamente era utilizada na conquista de territórios, e para os governadores e presidentes de hoje o uso da estática e para entender melhor a sua população e a organizar seus gastos.
Todos os governos possuem organismos oficiais destinados a realização de estudos estatísticos, na escola permite a gestão uma versão mais ampla sobre a comunidade escolar, como dado sobre evasão matricula reprovação, permitindo que haja um melhor planejamento das metas a serem atingidas. A estatística está sempre presente no nosso cotidiano.
Observando o quadro abaixo observa-se resultados de uma prova aplicada em duas turmas diferentes considerando que cada turma tem 20 alunos e que a prova valia 30,0 ; considera-se 18,0 azul inferiores a 18,0 considerada vermelho.
Considerando que a escola não registra números decimais no diário. Olhando a tabela a cima analisamos que a turma A tem o melhor resultado.
Em ambas as turmas a razão foi a mesma Razão: 16/20 = 4 , entre os que tiraram nota acima de 18,0 e da para notar o desempenho de cada aluno.
Considerando nota igual ou superior a 18-16/20 x 100 = 80%, nota inferior a 18-4/20 x 100 = 20%, sendo antes do arredondamento os dados eram variáveis contínuas e depois do arredondamento variáveis discretas.
As tabelas e os gráficos são importantes para facilitar a apresentação e compreensão de dados complexos.
Ex:
Tabela 1–Gasto Real por Aluno–Níveis de Ensino 2000–2011–R$ de 2011.
Fonte: INEP. Dados atualizados pelo INPC.
As tabelas acima mostram dados sobre os gastos com educação no Brasil, o que demonstra que o investimento de com educação vem crescendo. O debate feito em cima destas tabelas e sobre a qualidade da educação, até que ponto pode discutir aumentar recursos para educação para contratar melhores professores e colocar crianças em tempo integral nas escolas em bairros e municípios mais pobres.
O compromisso deveria