PRATICAS INTERSETORIAIS e os Psicologos no SUAS
6540 palavras
27 páginas
PRÁTICAS INTERSETORIAIS: NOVOS DESAFIOS POSTOS AOS PSICÓLOGOS NA ATUAL POLÍTICA DE
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ana Cristina Romera Carlson
Lucilene de Souza Pinheiro
“Eu sei que uma rede invisível irá me salvar
O impossível me espera do lado de lá
Eu salto pro alto eu vou em frente
De volta pro presente”
(FREJAT, Túnel do tempo)
Um novo cenário para a atuação do psicólogo
De acordo com a Norma Operacional Básica/Recursos Humanos (NOB/RH, 2006), as equipes de trabalho no campo da assistência social devem contar obrigatoriamente com profissionais da área da Psicologia em sua composição. Mais do que uma conquista importante em termos de categoria profissional, a presença de psicólogos na execução da nova política de assistência social aponta para o reconhecimento das questões que envolvem a saúde mental como fator determinante ou interveniente das situações consideradas de risco e/ ou de vulnerabilidade social dos sujeitos.
Nascida sob princípios higienistas e com trajetória importante na formação voltada para o exercício da psicoterapia, a Psicologia, enquanto ciência e profissão, já há algum tempo vem sendo desafiada em suas diversas possibilidades de inserção profissional e campos de atuação. Os psicólogos, tal qual a nova política de assistência social, passam por um período importante de reflexão sobre concepções e práticas de trabalho possíveis diante das complexas tramas pelas quais se apresenta o sofrimento humano – sofrimento este que não escolhe uma única porta onde bater e ser acolhido como foco de escuta e intervenção.
Costumamos dizer que, muitas vezes, em um primeiro momento, pouco importa 104 Interlocuções entre a psicologia e a Política Nacional de Assistência Social ao sujeito se o “caso” dele é para atendimento junto à política de saúde, saúde mental, assistência social, educação ou qualquer outra política pública, pois a única coisa da qual quer saber é que “alguém” o atenda em sua(s) necessidade(s). Situações das mais diversas ordens têm aportado para