praticas devocionais
Confissão.
1Jo. 1.1-9
A pratica da confissão é a arte de nos apresentar constantemente diante de Deus para nos declararmos culpados de pecados pessoais e específicos, depois de suficientemente alertados e repreendidos pela boa consciência, pela Palavra de Deus e pelo Espirito, com o propósito de obter perdão e purificação, mediante a obra vicária de Cristo.
A Confissão de Pecado é uma providencia tornada possível pela misericórdia divina para sanar as fraquezas cometidas ao longo da caminhada cristã. A confissão verdadeira remove a crise provocada pelo pecado e restaura a comunhão perdida ou arranhada.
O Bem-Estar da Confissão. Não obstante, é bom ficar bem claro que a confissão remove a culpa e a sujeira moral, mas não remove as consequências naturais do pecado, embora possa aliviá-las.
Poucas coisas provocam o bem-estar como a pratica da confissão. (Sl. 32.1)
O que confessar. Algumas pessoas tem dificuldades de confessar. Não sabem exatamente o que declarar diante de Deus. Porque a confissão deve ser consciente e precisa.
Algumas Dicas:
1- Confesse o pecado cometido: Deus exige que você confesse... Cite o pecado pelo nome certo... Declare sua falha.
2- Confesse a pecaminosidade latente: Mesmo que você não tenha chegado ao ponto de satisfazer a vontade de pecar, é justo que você lamente diante de Deus o potencial pecaminoso de que é pecador. (Sl. 38.17; 44.15; 51.3)
3- Confesse seu envolvimento com a estrutura pecaminosa deste mundo e com os pecados dos outros: Muito mais frequentemente do que pensamos, certas atitudes nossas provocam o pecado alheio e vice-versa. É muito fácil ser “cumplice de pecados de outrem” (1Tm. 5.22)
4- Confesse as faltas que lhe são ocultas: Há pecados tão corriqueiros, costumeiros e generalizados que não são imediato e fácil de discernimento. Mesmo assim devem ser confessados (Sl. 19.12)
FORMAS DE CONFISSÃO
Tome cuidado com a confissão formal, generalizada demais, extremamente vaga, baseada