Pratica Fisíca - Eletromagnetismo
Trabalho
de Fisica Eletromagnetismo
Alunos: Andrez m. CamargosRA: 11113954 Hernane SergioRA: Jackson FariaRA: João GabrielRA: João LucasRA: Lucas MarianoRA: Professor: Pedro Sala: 114
Introdução
Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da utilização de energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
Os motores elétricos são bastente importantes nos dias de hoje, utilizamos eles em quase tudo que fazemos. Como quando fazemos uma vitamina de manha usamos o liquidificador (motor elétrico), ou quando usamos o carro para ir ao trabalho, quando utilizamos o aspirador, etc.
Os tipos mais comuns de motores elétricos são:
a) Motores de Corrente Contínua – são motores de custo mais elevado e, além disso, precisam de uma fonte de C, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada disponível em contínua. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso, seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo mais alto da instalação.
b) Motores de Corrente Alternada – são os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Os principais tipos são: Motor Síncrono: funciona com velocidade fixa, sendo utilizado somente para grandes potências (devido ao seu alto custo em tamanhos menores) ou quando se necessita de velocidade invariável.
Motor de Indução: funciona normalmente com uma velocidade constante que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo é o motor mais utilizado de todos,