Pranejamento e controle de produção
* Página 32, questões 2, 5, 6 e 7;
* Página 61, questões 1, 2, 3 e 5;
* Páginas 61 e 62, planos de produção das questões 6 e 7.
Plano de produção, Questão 6: Alternativa Um: Produção constante em turno normal.
* Na primeira alternativa manteve-se a produção constante de 425 unidades em turno normal sem a utilização de turnos extras, nem subcontratações. A demanda final foi atendida, porém no 1º trimestre houve um atraso de 25 unidades.
Alternativa Dois: Produção constante em turno normal, podendo-se usar turno extra com manutenção de um estoque médio de 50 unidades por trimestre.
* Na segunda alternativa manteve-se a produção constante de 300 unidades em turno normal, fazendo o uso de turnos extras no 1º trimestre para produzir 200 unidades, no 2º para produzir 100 unidades e no 4º para produzir 200 unidades, sem utilizar subcontratações, garantindo estoque médio de 50 unidades por trimestre. A demanda final foi atendida sem atrasos, no entanto, devido a manutenção de estoque médio de 50 unidades por trimestre, o custo final de produção foi maior com relação à alternativa um.
Alternativa Três: Produção constante em turno normal, podendo-se usar turno extra e subcontratações sem necessidade de manter estoque médio de 50 unidades, porém deve-se terminar com estoque de 100 unidades no 4º trimestre.
* Na terceira alternativa manteve-se a produção constante de 400 unidades em turno normal, fazendo o uso de turnos extras no 1º trimestre para produzir 50 unidades, no 3º e 4º trimestres para produzir 25 unidades cada, bem como o uso de subcontratações no 3º e 4º trimestres para produzir 25 unidades cada. Desta maneira foi possível concluir o 4º trimestre com um estoque de no mínimo 100 unidades como exigido, impedindo também a ocorrência de atrasos. Em comparação com a alternativa dois, o custo final foi reduzido.