PRA UFCD 8547 Soldadura MAGFF em aço carbono ângulo em chapa nas posições PA e PB
1861 palavras
8 páginas
INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IPDELEGAÇÃO REGIONAL DO NORTE
CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE VIANA DO CASTELO
PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM
Técnico de Soldadura
UFCD 8547 – Soldadura MAG/FF em aço carbono ângulo em chapa nas posições PA e PB
Mediador(a): Tânia Cristina da Costa Carvalho Formador(a): António José Girão Rocha Formando(a): Miguel Ângelo Ponte Amorim Data: 20/07/2015
Introdução
Soldadura MAG/FF em aço carbono - ângulo em chapa nas posições PA e PB.
Identificar e caracterizar, os equipamentos utilizados e a sua constituição no processo de Soldadura MAG/FF.
Identificar e caracterizar os principais parâmetros de soldadura e sua influência.
Identificar e caracterizar os consumíveis utilizados.
Identificar e caracterizar os procedimentos de soldadura com base nos requisitos de qualidade e cuidados de saúde, higiene e segurança.
Descrever teoricamente os procedimentos práticos à soldadura MAG/FF em aço carbono (135/136 e 138) de forma a permitir a soldadura de ângulo em chapas nas posições PA e PB de acordo com as especificações, normas e directivas EWF/IIW aplicáveis.
Desenvolvimento
Antes de efectuar qualquer tipo de soldadura neste módulo dirigido pelo formador António Rocha, aprendi a diferenciar o processo de soldadura MIG (Metal Inert Gas) do MAG (Metal Active Gas). Apesar dos processos serem relativamente parecidos, a principal diferença está na protecção gasosa, ou seja, no tipo de gás (consumível) utilizado em cada processo MIG/MAG. No MIG, o gás inerte é constituído por Árgon (Ar), Hélio (He) ou misturas e não reage com o meio.
No MAG, o gás dito activo, geralmente Dióxido de Carbono (CO2) ou misturas, interage com o banho de fusão e é aplicável aos materiais ferrosos. Depois de diferenciar o tipo de gases, aproveito agora para salientar que no processo MIG/MAG, tanto o gás como o fio eléctrodo (material de adição) utilizados, constituem os consumíveis de