Pra que serve a Filosofia - Guaracy Araújo
Guaracy Araújo, mostra em seu texto, o rumo que a filosofia vem seguindo no mundo contemporâneo. Devido ao avanço tecnológico e ao nosso sistema capitalista, a mesma foi perdendo sua utilidade primordial de questionadora e a sociedade foi ficando cada vez mais acomodada. No modelo econômico que se segue, tudo é transformado em mercadoria, assim sendo, na maioria das vezes, os produtos que não são produzidos em massa e que não geram um bom lucro, não são bons para venda.
Antigamente, os filósofos eram vistos como guias, hoje em dia, a filosofia é ensinada de uma maneira didática nas instituições de ensino, onde passou a ser vista como matéria de ensino e não uma teoria de vida a ser seguida.
Os textos estão cada vez mais “industrializados”, seguindo o modelo capitalista e perdendo sua essência, ficando desinteressantes por serem cada vez mais iguais e monótonos.
Os filósofos por se sentirem ignorados pela população se afastam da sociedade, tornando o contato com a filosofia ainda mais distante, esse “sumiço” dá se em parte por causa dessa atitude.
Os cafés filosóficos vão servir de estimulo para uma renovação filosófica, com um contato maior com a essência da filosofia pela sociedade.
“Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça...”
Mario Quintana
“Dor não tem nada haver com amargura. Acho que tudo que acontece é feito pra gente aprender cada vez mais, é pra ensinar a gente a viver. Desdobrável. Cada dia mais rica de humanidade."
Adélia Prado