Pr Tica F Sica El Trica
Integrantes:
Objetivos:
Estudar fenômenos ligados a eletrostática tais como tipos de eletrização e interação entre corpos eletrizados.
Descrição da montagem:
1. Eletrização por atrito
Durante execução do experimento, cortamos em pequenos pedaços o papel alumínio e o papel toalha disponíveis na bancada. Esfregamos o canudinho em um pedaço de papel toalha e o aproximamos dos papeis que havíamos cortado e observamos o que ocorreu, novamente friccionamos o papel no canudinho e, dessa vez, o aproximamos da parede e analisamos o ocorrido.
2. Eletrização por Contato e Tipos de Carga
Na segunda parte do experimento, montamos um eletroscópio conforme figura ao lado, com um pedaço de papel alumínio fizemos um disco e prendemos em sua extremidade.
Esfregamos uma extremidade do canudinho no papel toalha e aproximamos do pêndulo, observando o ocorrido, conforme demonstramos no desenho abaixo:
Logo após atritar o canudinho e analisar o que ocorre ao aproximá-lo do disco, fizemos o mesmo com o bastão de vidro. E percebemos que após esfregar tanto o bastão de vidro quanto o canudinho ambos se eletrizaram.
3. Indução
Durante a terceira etapa da experiência realizou-se um pêndulo duplo conforme figura ao lado e após atritar o canudinho no papel toalha aproximou-se o mesmo dos pêndulos.
Resultados e medidas:
Ao analisar todo o procedimento podemos observar interação entre os corpos eletrizados através do atrito e corpos que estavam estáticos. Sendo que durante a primeira etapa podemos perceber que tanto o papel toalha quanto o papel alumínio ao serem aproximados do canudinho após ser atritado os pedaços de papel eram atraídos para o mesmo, contudo nota-se que no caso do papel alumínio esses papeis permanecem atraídos no canudinho por mais tempo.
Após esfregar o canudinho no papel toalha e aproximá-lo da parede percebemos que o canudinho é repelido, formando um campo entre a parede e o mesmo, por possuírem o mesmo tipo de carga.
Na segunda