Pr tica 5 Movimento sobre um plano Inclinado
Instituto de Física
Departamento de Física Teórica
Prática nº 5: Cinemática Sobre um Plano Inclinado
Nomes: André Melo
Davi da Silva Letícia Franco
Pedro Adnet
1. Introdução
Este experimento trata, fundamentalmente, sobre a cinemática do movimento retilíneo uniformemente variado (M.R.U.V.) de um corpo utilizando o sistema de trilho de ar com objeto planador, no qual é projetado para reduzir as forças de atrito existentes.
Iremos determinar a velocidade e aceleração do corpo dado, bem como analisar as características físicas do movimento retilíneo variado compreendendo o funcionamento do sistema de trilho de ar com o objeto planador, o que possibilitará a construção e aplicações de gráficos de variáveis como posição, tempo e aceleração. Os dados obtidos experimentalmente passarão por tratamentos matemáticos e estatísticos, como o Método dos Mínimos Quadrados (MMQs), para que se possam determinar os valores de grandezas mais fidedignos objetivando exposição e posterior análise.
2. Fundamentos Teóricos
2.1. Movimento Retilíneo
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU): é o movimento em que um corpo percorre uma trajetória retilínea e possui velocidade constante, ou seja, ela não varia com o passar do tempo, logo, a aceleração é nula. Entretanto, para que o movimento possa acontecer, essa velocidade constante deve ser diferente de zero. Pode-se dizer ainda que o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais:
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV): é o movimento em que um corpo percorre uma trajetória retilínea com o valor de sua velocidade variando, uniformemente, ao decorrer do tempo. Logo, a sua relação é constante e de zero.
Quando a velocidade de um objeto varia, diz-se que a partícula sofreu uma aceleração (ou foi acelerada). Para movimentos ao longo de um eixo, a aceleração média e um intervalo de tempo t é:
Resumindo, a