pr TCC
COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MÉTODOS DO ENSINO DE FUTSAL PARA CRIANÇAS
Marechal Cândido Rondon, 2014.
PEDRO KROBAUER FIGUEIREDO
COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MÉTODOS DO ENSINO DE FUTSAL PARA CRIANÇAS
Projeto de Conclusão de Curso de educação Física - Bacharelado.
Área de concentração: Pedagogia do Esporte
Orientador:
Coordenador:
Marechal Cândido Rondon, 2014.
1. INTRODUÇÃO
Santana (2004) afirma que o futsal é o desporto com o maior numero de praticantes no Brasil, e tambem se tratando de escolas esportivas.
Nas últimas décadas tem aumentado muito a procura pela prática esportiva. Com isso o ensino das modalidades esportivas vem sendo questionado. Escolas, clubes, escolinhas esportivas, independente de onde ocorre a prática um dos objetivos é ampliar as práticas corporais e formar uma cultura de movimento. Em função disso, o mercado para professores de Educação Física que trabalham na iniciação ao Futsal se expandiu, e na maioria das vezes os mesmos não estão preparados pedagogicamente para desenvolver seu trabalho de modo a utilizar metodologias que respeitem as necessidades, interesses e as particularidades da dinâmica dos Jogos Desportivos Coletivos. Ainda em função da necessidade alguns locais ainda tinham como treinadores pessoas no qual não possuíam estudo e sim devoção ao esporte (SANTANA, 2004). Na realidade se faz necessário professores qualificados, preparados não só para meramente ensinar futsal e sim ensinar valores e atitudes.
Para um ótimo aprendizado depende muito do papel do professor, que deve ministrar os conteúdos de uma forma pedagógica compreensível (GRECO; BENDA, 2006).
O presente estudo trata-se de saber qual é o melhor método de ensino do futsal na inicialização de crianças
Com a popularização do futsal, questões pedagógicas destacaram- se, tais como, quais métodos deveram ser aplicados para melhor aprendizagem das crianças em relação ao esporte referido. É neste caminho que