PR PROJETO
Delimitação tema
A dificuldade que um soropositivo enfrenta no começo do tratamento com os antirretrovirais para os pacientes infectados pelo vírus do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), pois a adesão de uma nova vida é a maior dificuldade. É importante seguir todas as recomendações médicas, principalmente tendo uma vida saudável, com pratica de exercícios físicos, uma boa alimentação e seguir corretamente o tratamento médico, isso é fundamental para a saúde e bem estar de quem está infectado.
Tema: HIV: Dificuldade de adaptação para soropositivos após a infecção
1 Problematização
O HIV causador da AIDS, é o vírus que ataca o sistema imunológico que é responsável por defender o corpo de doenças, as células que são os principais alvos do vírus são os linfócitos, T CD4+ que são células de defesa que ajudam nosso corpo a reagirem e se defenderem de diversas doenças, que podem atingir nosso sistema imunológico. Os principais meios de contagio do vírus da AIDS é o contato direto com o sangue infectado e o não infectado que se dá por meio da pratica do sexo desprotegido (sem camisinha), do compartilhamento de seringas, agulhas e de uma mãe infectada para o recém-nascido. O HIV não é transmitido por, beijo, aperto de mão, abraço, suor, picada de inseto, etc.
O preconceito que rodeia em torno do assunto “AIDS” tem consequências que dificultam o tratamento, segundo pesquisa promovida pela International Associationof Physicians in AIDS Care (IAPAC), feita em 18 países, inclusive no Brasil com mais de 3.000 soropositivos, constatou-se que esses indivíduos ainda ocultam a doença com medo da descriminação, sendo que metade estavam com medo de que outras pessoas soubessem seu diagnóstico, assim dificultando no seu tratamento. Muitas pessoas infectadas têm medo do afastamento da família e amigos e a capacidade de estabelecer novos relacionamentos.
O soropositivo como qualquer outro tem o direito de levar uma vida igual a de outrem, é uma ideia