PR PROJETO S
3.1 TIPO DE PESQUISA
Esta pesquisa será realizada de forma descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura narrativa, tendo por objetivo colocar o pesquisador bem próximo de tudo aquilo que já foi escrito por determinado tema.
Gil (2007) observa que a pesquisa do tipo descritiva têm escopo a descrição das particularidades de determinada população ou fenômeno real ou, mesmo, o afirmação de relações variáveis. Já Reis (2010) complementa afirmando que a pesquisa descritiva deverá descrever um objeto de estudo determinado, e estabelecer relação entre a população e o fenômeno estudado, sendo uma técnica usada principalmente para desenvolver a pesquisa bibliográfica e documental. Sendo assim a pesquisa descritiva se propõe a observar, registrar, ponderar, classificar e interpretar situações ou fenômenos reais sem a influência ou manipulação do pesquisador.
Em qualquer pesquisa científica na qual o tema considerado é pouco estudado, a pesquisa do tipo exploratória utilizada primordialmente, se constituindo como o primeiro passo, nela o pesquisador deve agrupar características inéditas e buscar enfoques e abordagens novas, em geral carece de estudo posterior. A pesquisa exploratória permite a primeira aproximação do pesquisador com o tema, aponta um novo enfoque sobre o tema a ser estudado, aprofunda apreciações e permite uma visão holística acerca do fato (REIS, 2010).
De acordo com Brevideli e Domenico (2009) a revisão de literatura denota que variáveis que determinada população estão implicadas com alguma questão de interesse, bem como as dimensões do problema que já foram analisadas, estudadas e testadas empiricamente. Dessa forma o pesquisador obtém através da revisão de literatura elementos que o ajudam a justificar a existência de um problema real sobre o tema considerado.
A abordagem qualitativa tem um espectro idealista, subjetivista e interpretativa da realidade, permitindo uma visão compreensiva das relações que