Ppt Artigo
Geiza Neris
Natália Nogueira
2015.2
5º semestre
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NO SETOR
BANCÁRIO BRASILEIRO E SOFRIMENTO
DOS CAIXAS EXECUTIVOS: UM ESTUDO DE
CASO
Álvaro Roberto Crespo Merlo
Neuzi Barbarini
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
OBJETIVO
Apresentar uma análise das repercussões das mudanças no psiquismo em trabalhadores que desempenham a função de caixas de um grande banco estatal brasileiro em processo de reestruturação produtiva, com uma atenção particular às formas de mobilização da inteligência, da personalidade no trabalho e na utilização de estratégias coletivas de defesa para enfrentar o sofrimento.
METODOLOGIA
Foi utilizada para a pesquisa e a análise dos dados, a metodologia da Psicodinâmica do
Trabalho disciplina que estuda em que situações as condições organizacionais determinam o sentido e a mobilização subjetiva no trabalho, e também as repercussões dessas condições sobre a saúde dos trabalhadores.
MÉTODO
Os
sujeitos da pesquisa são os próprios demandantes.
Seis reuniões com os caixas, fora do horário de trabalho, mas dentro do ambiente da agência, com duração aproximada de uma hora cada reunião. Na primeira reunião, foram apresentados os temas gerais da pesquisa e um roteiro de questões a serem abordadas nas reuniões subsequentes, que poderiam sofrer alterações caso eles desejassem. Nas reuniões subsequentes foi solicitado aos caixas que falassem de seu trabalho, das mudanças que vêm ocorrendo na empresa e das implicações dessas mudanças nas suas vivências no trabalho.
A validação foi feita em conjunto com os caixas pesquisados, através da apresentação e discussão da síntese dos resultados da pesquisa (enviado previamente aos participantes), em uma reunião agendada especificamente para este fim, durante a qual foram avaliadas as reações dos caixas aos resultados e procedidas as modificações julgadas necessárias.
Antonio
36 anos
11 anos de empresa
Salete
42 anos
11 anos de empresa
Isabel
42 anos
20