pppp
Retranca: Breve conversa com importantes cidadãos marianenses sobre a 1ª cidade de Minas Gerais: Mariana.
Pauteiros: Eliene Santos e Pedro Mendonça.
Assunto: Discutir sobre a cidade de Mariana em termos de indicadores sociais, suas conquistas e as principais mazelas.
Fontes: Entrevistado 1 - Celso Cota Neto, atual prefeito de Mariana, exercendo seu terceiro mandato à frente da cidade. Nascido em Bento Rodrigues e criado em Santa Rita Durão, ambos distritos de Mariana, Celso conviveu desde pequeno com assuntos relacionados à política da cidade, visto que seu pai, Altivo Cota, foi vereador por 3 mandados e seu avô, Celso Cota, influenciou notoriamente na política local, com atuações decisivas e importantes. Foi vendedor de pastéis, engraxate e na adolescência se tornou balconista e logo em seguida garçom. Celso deu os primeiros passos na política em 1995, quando era filiado ao PSB. A primeira vez que disputou uma eleição foi em 2000, quando saiu candidato a vice-prefeito, mas acabou sendo indicado para cabeça de chapa a poucos dias das eleições, tendo em vista que a Justiça cassou os direitos políticos do então candidato João Ramos Filho. Em outubro de 2000, Celso foi eleito com 56% votos para prefeito de Mariana.
Entrevistado 2 - Antônio Marcos Ramos de Freitas (conhecido como Tenente Freitas ou Banzé) é atualmente vereador de Mariana, mas concilia esta função com as atividades da Guarda Municipal, pois Tenente Freitas é um Oficial do Exército da Reserva. Graduado em Administração e Pós-Graduado em Gestão de Trânsito, Tenente Freitas foi candidato em 2008, quando obteve 386 votos, ficando como suplente. No Exército, foi atleta de várias modalidades, inclusive Pentatlo Militar. Comandou a Guarda Municipal de Mariana e de Ouro Preto. Já instruiu e coordenou vários setores de vigilância também nessas duas cidades.
Entrevistado 3 - Padre Geraldo Dias Buziani, 32 anos. Pároco da Igreja Catedral, exerce sua função há 4 anos em Mariana, cidade