Ppi de logistica
3º Ano do Ensino Fundamental
E. M. E. F Aracy de Abreu Pestana Taboão da Serra – SP
Deficiência: Paralisia Cerebral
NOME da MÃE: Ana Maria os Santos RG: 7.700.448 – 6
Grau de escolaridade: Ensino Médio
Comparação da variável do questionário com a literatura
Em sua opinião a escola está preparada para receber crianças com deficiência?
RESP. Não, pois ela não tem pessoas capacitadas para isso.
A inclusão escolar de alunos com deficiência em escolas é um direito garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.934/96), que afirma a oferta da educação especial enquanto dever constitucional do Estado deve ter início na Educação Infantil, na idade de zero a cinco anos. (BRASIL, 1996).
Segundo Tessaro (2005), destaca–se a falta de infra-estrutura das escolas, a falta de preparo/capacitação profissional, discriminação social e a falta de aceitação da inclusão. Os participantes apontaram dificuldades no processo ensino-aprendizagem decorrentes da educação inclusiva. Os sentimentos decorrentes da inclusão que predominaram entre os professores e os alunos com deficiência foram negativos, enquanto entre os alunos não deficientes prevaleceram os positivos
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Estamos convivendo com o movimento chamado Inclusão de pessoas com deficiência na rede de ensino. Mas existem muitas adaptações a serem feitas para favorecer as crianças com deficiência física na educação infantil, onde a realidade é que muitas escolas brasileiras e as famílias não estão preparadas para garantir o desenvolvimento pleno e escolar dessas crianças. Deve haver mais capacitação dos profissionais para que tenham subsídios suficientes para contribuir no desenvolvimento do aluno de uma forma mais significativa.
REFERÊNCIAS
TESSARO, N. S. – Inclusão escolar: Concepções de professores e alunos da educação regular especial Maringá, 2005