PPI 3 10 06
ELISÂNGELA ARAÚJO DOS SANTOS SANTANA
ELIZETE COSTA DOS SANTOS
JOELMA PEREIRA SOARES
MAURA NÚBIA SILVA GOMES
NÍVEA FIGUEIREDO
SUSÂ CRISTINA RAMOS BASTOS
IDENTIDADE DO PROFESSOR
Trabalho avaliativo do curso de pedagogia da disciplina de Prática Pedagógica Interdisciplinar – Identidade do professor.
Orientadora: Profª. Jaqueline___________
Lauro de Freitas 2014.1
AGRADECIMENTOS
A nossa tutora Mara Schwingel que muito contribuiu para o nosso aprendizado e sucesso deste trabalho.
“Ao cuidar da criança, estamos cuidando da criança em nós, dispondo-nos a fazer descobertas, a ser interpelados, contestados e mobilizados em nossas crenças convicções e certezas”.
Aragão.
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO
2 justificativa
3 desenvolvimento
4 considerações finais referências anexo – lista de figuras apÊndice – plano de ação
1 APRESENTAÇÃO
O presente relatório é uma atividade do terceiro semestre do curso de Pedagogia disciplina Prática Pedagógica Interdisciplinar: Identidade do Educador. A parte prática foi coordenada pela orientadora Mara Schwingel. Realizado em grupo com crianças de três anos de idade na Instituição de Educação Infantil, Creche Municipal Deputado Paulo Jackson, localizada na Rua Theócrito Batista s/n, Jardim Picuaia, Itinga, Lauro de Freitas, Bahia.
2 JUSTIFICATIVA
O termo arte no Brasil é utilizado para expressar todo e qualquer tipo de arte, desde a época pré-colonial até os dias atuais. Nele incluem as manifestações artísticas da pré-história brasileira e as diversas manifestações culturais indígenas, bem como a arte do período pré-colonial e os registros pictóricos de viajantes estrangeiros. A arte brasileira sofreu influência dos holandeses, do Barroco chegado com o catolicismo, da Missão Artística Francesa, no século XIX com a chegada da Família Real, no mesmo século surge a Pintura