PP Ka Torres
Justificativa: Justifica-se este projeto de pesquisa porque se observa que entre alguns educadores falar em brincadeiras e jogos ainda é visto sem importância, pois brincar e jogar esta historicamente ligada ao ócio ou lazer.
Um dos motivos de realização deste projeto quanto objetivo especifico é a valorizar a importância das brincadeiras e jogos na aprendizagem de forma lúdica, como recurso pratico de vivencia e consciência, utilizando os jogos como ferramenta na alfabetização e letramento das crianças.
Quanto objetivo geral é analisar o lúdico no ensino das crianças com o intuito de ter uma aprendizagem mais eficaz, percebendo as possibilidades e os limites das crianças, a partir de jogos e brincadeiras que mobilize a pratica desenvolvida no dia a dia de cada uma delas.
Problematização:
As brincadeiras são de importância para o desenvolvimento cognitivo e percepção da criança ao mundo que acerca. E tem uma contribuição considerável no que gira em torno da sociabilidade da criança para com outras.
O brincar é uma tendência natural do ser humano, e ao longo do processo de desenvolvimento essa convergência se manifesta de várias formas.Os estudos abragem de forma minuciosa para concordar com os pesquisadores, como a visão de Rizzi e Haydt
(1987:11)
O estudo mais completo sobre a evolução do jogo na criança é de autoria de Jean Piaget, que verificou este impulso lúdico já nos primeiros meses de vida do bebê,na forma do chamado jogo de exercício sensório-motor; do segundo ao sexto ano de vida predomina sob a forma de jogo simbólico, para se manifestar, a partir da etapa seguinte, através da prática do jogo de regras.
Portanto, de acordo com o estudo de Piaget, a criança em cada fase de sua vida tem uma maneira de brincar. Nos primeiros anos escolares é muito importante deixar claro que cada sujeito é único, com diferentes construções lógicas e significações.