Povo brasileiro
Recursos Naturais
Matéria: Ciências
Aluno: Marcos Vitor Nº: 22
Prof.ª Danielle
Índice
1-Introdução
2-Definições
3-recursos renováveis
4-Não Renováveis
5-Conclusão
Introdução
O homem é parte integrante da natureza e, desde o seu surgimento na Terra, sempre contou com o que ela lhe oferecia, como alimento, água e abrigo, itens essenciais para sua sobrevivência. Em todas as etapas históricas a humanidade fez uso da natureza, primeiramente para o seu próprio sustento e mais tarde para produzir excedente, especialmente após a Revolução Industrial.
As sociedades capitalistas, que buscam incessantemente o lucro, extraem cada vez mais elementos da natureza, denominados de recursos naturais.
São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros. Os recursos naturais são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais não renováveis e os recursos naturais renováveis.
Definições
Os recursos naturais são componentes, materiais ou não da paisagem geográfica, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo [trabalho] humano e cuja própria [espécie] é independente do Homem, mas aos quais lhes foram atribuídos, historicamente, [valores] econômicos, sociais e culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-natureza.
Recurso natural é qualquer [insumo] de que os organismos, as populações e os [ecossistemas] necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processo tecnológicos para utilização de um recurso. Exemplo típico é o magnésio, que até pouco tempo não era recurso natural e passou a sê-lo quando se