POUPANÇA VERSOS INVESTIMENTOS
ARNON SILVA LIMA
ANTONIO BRUNO DA SILVA
JAMILLE BARBOSA SILVA COSTA
JESSICA DE LIMA COSTA
REGINALDO CLAUDINO DA SILVA2
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo discutir os conceitos de poupança e investimento, fazendo um contraponto entre os dois, de forma que se possa entender o que é poupar e o que é investir. Fazendo um relato histórico da poupança no Brasil, bem como, apresentando os principais tipos de investimentos disponíveis aos que querem investir suas economias.
Palavras-chave: Mercado Financeiro, Poupança, Investimento.
1. INTRODUÇÃO
No mercado Financeiro há sempre uma discursão em torno das possibilidades de garantir retorno aos dividendos dos investidores. A discussão sempre gira em torno dos tipos de investimentos que rende melhor, assim como também, dos que dão maior garantia de retorno em relação à confiabilidade.
No entanto para se investir é necessário que se disponha de valores e a forma de garantir valores para investimento é através do ato de poupar.
No presente artigo será discutido e apresentado o conceito de poupança, diferenciando-o do de caderneta ou conta poupança, além de fazer um relato de sua história no Brasil ao longo dos seus mais de 150 anos de existência. O conceito de investimento, e os principais tipos de investimentos em que as pessoas podem depositar suas economias. E, ainda será feito um contraponto entre poupança e outros investimentos, apresentando os tipos de investimentos, de forma a demonstrar quando e como se deve investir e quando é melhor investir em conta poupança.
2. POUPANÇA
2.1 Conceito de Poupança
Trabalhar com o conceito de poupança cientificamente falando não é uma coisa tão fácil, pois pouco se encontra de referências bibliográficas a respeito do assunto. No entanto encontram-se alguns artigos de jornais, revistas e blogs que economistas e outras pessoas que entende do assunto, dão