Pott folio 4 sem
Serviço social
viviane de oliveira gonçalves
serviço social e política social no brasil
Feira de Santana 2012
viviane de oliveira gonçalves
serviço social e política social no brasil
Trabalho individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Oficina de Formação e Instrumentalidade do Serviço Social, Ética e Legislação Profissional, Política Social I, Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológico do Serviço Social IV.
Orientador: Professores: Amanda Boza, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Paulo Sergio Aragão.
Feira de Santana 2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Todos os dias os brasileiros convivem com problemas que decorrem da pobreza, os quais acentuou-se bastante com o sistema capitalista divisor das classes sociais.
Desde muitos anos atrás a sociedade enfrenta a desigualdade social espalhada pelo país, onde uma grande parcela da população vive em condição desumana e de miséria, enquanto toda a renda fica concentrada nas mãos de poucos.
Tudo isso é herança da injustiça social que vem a muitos anos excluindo parte significativa da população e tornando precária o acesso e a condição mínima de dignidade e cidadania.
É inegável que houve um avanço nas políticas sociais, principalmente após a Constituição Federal de 1988, que sustenta uma perspectiva de um novo espaço público e a intervenção do estado que é via de direito social, na busca de uma cidadania ampla, já que até a década de 30 não existia garantia de direitos ficando a igreja e sociedade responsável a cumprir o papel assistencial.
A trajetória dos direitos sociais no Brasil percorreu uma longa viagem, desde a