Potencial Elétrico
QUESTÃO 1
Duas cargas elétricas -Q e +q são mantidas nos pontos A e B, que distam 82 cm um do outro (ver figura). Ao se medir o potencial elétrico no ponto C, à direta de B e situado sobre a reta que une as cargas, encontra-se um valor nulo. Se |Q|=3|q|, qual o valor em centímetros da distância BC?
Solução:
Vamos substituir na fórmula: .
QUESTÃO 2
A figura a seguir mostra duas cargas iguais q=1,0×10-11C, colocadas em dois vértices de um triângulo equilátero de lado igual a 1cm. Qual o valor, em Volts, do potencial elétrico no terceiro vértice do triângulo (ponto P)?
Solução: Substituindo na fórmula
Então teremos que .
QUESTÃO 3
Considere, ainda, o eixo X de abcissa x, ao longo do qual pode ser observada a intensidade do potencial elétrico. Um valor admitido para o potencial elétrico V, ao longo do eixo X, está representado no gráfico a seguir, fora de escala, porque a espessura da membrana é muito menor que as demais dimensões.
De acordo com as indicações do gráfico e admitindo 1,0.10-8m para a espessura da membrana, o módulo do campo elétrico no interior da membrana, em N/C, é igual a
Solução: Analisando o gráfico tem-se a diferença de potencial e a distância dessa diferença de potencial, assim teremos o campo elétrico, vejamos: = E.d E = E = = = 70. = 70. = 7. N/C.
QUESTÃO 4
Uma partícula de 1,0g está eletrizada com carga 1,0˜C. Ao ser abandonada do repouso, no ponto A do campo elétrico da carga puntiforme Q, fica sujeita a uma força elétrica cujo trabalho por ela realizado, entre este ponto A e o ponto B, é igual ao trabalho realizado pelo seu próprio peso, durante sua queda num desnível de 40m. Sabendo-se que k0=9.109N.m2/C2 e que g=10m/s2, podemos afirmar que o valor da carga Q é:
Solução: Sabendo que: Força Eletrica = Força Peso, assim teremos
QUESTÃO 5 - Uma esfera condutora, oca, encontra-se eletricamente carregada e isolada. Para um ponto de sua superfície, os módulos