Potenciais de menbranna

6201 palavras 25 páginas
Condição I: Uma célula teórica (I), cuja membrana plasmática é permeável unicamente ao K+, apresenta um gradiente transmembranar desse íon, de
140 mM (intracelular) para 4 mM (extracelular).
Ambos os compartimentos são eletroneutros. Para simplificação didática, os ânions (contra-íons) e os demais cátions foram omitidos.
[K+]i = 140 mM
[K+]e = 4 mM
Partindo-se da situação hipotética em que não há diferenças de cargas elétricas entre o intra e o extracelular
¾ a diferença de potencial é zero ¾, pergunta- se: 1- O fluxo inicial resultante de K+ para fora da célula, por difusão, é determinado, essencialmente, pelo gradiente do potencial:
a) Elétrico.
b) Químico (i.e. gradiente de concentração).
c) Eletroquímico.
A difusão de íons a favor de gradientes de concentra ção é a mais importante causa de manifestação elétrica em sistemas biológicos4.
2- A carga elétrica resultante, no interior da célula, com o passar do tempo será:
a) Nula.
b) Positiva.
c) Negativa.

Apesar da separação de cargas ¾ capacitância ¾ da membrana plasmática, o princípio da neutralidade elé- trica não é violado, já que o volume citoplasmático e o fluido extracelular são eletricamente neutros, com igual número de cargas positivas e negativas. A separa ção de cargas ocorre somente em uma região muito estreita, com menos de 1 mm de espessura, em ambos os lados da membrana (nuvem iônica superficial). Além disso, o número de cargas separadas representa uma fração insignificante do total de cargas positivas e negativas intracelulares14. 3- A força que se opõe à saída de K+ resulta do gradiente de potencial:
a) Elétrico
b) Químico
c) Eletroquímico
A combinação de gradientes iônicos transmembranares com permeabilidade diferencial a íons é a base para a geração de diferenças de voltagem.
Potencial de difusão é a diferença de voltagem originada da separação de cargas resultante da difusão de partículas carregadas em uma solução.
Membranas biológicas

Relacionados