educação física
1. INTRODUÇÃO
A Educação Física é a área de atuação do profissional formado em Faculdade de Educação Física. É ligada ao conhecimento e ao estudo da atividade do corpo através da prática de exercícios físicos englobando um extenso campo de ações. O interesse básico é o movimento humano, mais especificamente a Educação Física se preocupa com o relacionamento entre o movimento humano e outras áreas da educação, isto é, o relacionamento do desenvolvimento físico com o mental, social e o emocional na medida em que eles vão sendo desenvolvidos.
O termo Educação Física é usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não competitivas e esportes com fins recreativos quanto à ciência que fundamenta a correta prática destas atividades. Para atuação como profissional de educação física é necessário um curso superior, durante o qual estudará os aspectos filosóficos, psicológicos, cinesiológicos, biomecânicos,fisiológicos, bioquímicos, genéticos, antropométricos e neuromotores das atividades físicas como também suas dimensões sociais e psicomotoras.
O profissional de educação física que trabalha como educador na área da saúde precisa lidar com situações esperadas e inesperadas, previsíveis e imprevisíveis, rotineiras e inusitadas, em condições de responder aos novos desafios propostos diariamente de modo geral e criativo e de forma inovadora, imaginativa e empreendedora (Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação 16/99).
2. OBJETIVO
Contemplar a interface da minha profissão como educadora na área da saúde com a educação.
3.DESENVOLVIMENTO
Ao se falar em Educação Física, logo se tem a ideia de controle do corpo, ou seja, o controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal. (Rondinelli)
Descartes (1641) propôs a separação entre corpo e mente, e isso se