Pot turismo recife
Neste tópico buscamos apresentar características dos principais segmentos turísticos observados na cidade do Recife, os segmentos abaixo foram escolhido por nós quanto estudantes de bacharelado em turismo da referida cidade, portanto não é um dado cientifico que sejam esses os principais segmentos ofertados.
2.1- Sol e Praia
“Turismo de Sol e Praia constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor”. (Marcos Conceituais p. 43 – Mtur¹ 2013)
Neste Segmento incluem-se as praias naturais e artificiais, necessitando de observação de cada uma delas.
De acordo ainda com as informações do site do ministério do Turismo, este é o segmento responsável pela atração dos maiores fluxos de visitantes, fato que se deve a ser a modalidade de turismo mais intensiva, e mais adequada à captação de divisas internacionais.
A movimentação turística de Sol e Praia torna-se dependente do sol, ou seja, no verão tem alta temporada aonde chega a receber de forma massiva os visitantes enquanto no inverno o número de visitantes para esses destinos caem, a Mtur toma essa sazonalidade como o motivo das usuais deficiências de infraestrutura urbana e de serviços, contribuindo, em muitos casos, para o desgaste da imagem de destinos turísticos.
As Praias do Recife são Boa Viagem e Pina, sendo a praia de Boa Viagem a mais famosa, possui 7 km de extensão, a maior parte é protegida por uma barreira de recifes naturais, na maré baixa formam-se piscinas naturais ao longo da praia e os recifes ficam a mostra sendo possível andar em cima deles que são relativamente planos e largos (no entanto escorregadios), esta praia é delimitada pela praia do pina e a de piedade, essa última sendo do município de Jaboatão.
2.2 – Turismo de Negócios e Eventos
“Turismo de Negócios & Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes