postura
Introdução
Ergonomia surgiu para dar um proteção aos trabalhadores, principalmente aos que manuseiam máquinas, industrias em geral. A partir dela, eles começaram a ter segurança, horários justos, assim existiria maior produtividade com menor prejuízo físico. Ergonomia, são regras dentro do local de trabalho, que tornam o funcionário mais disposto, com uma relação mais amigável. Surgiu por volta de 1950 nos países industrializados e socialmente desenvolvido.
Justificativa
A escola é uma espécie de empresa, onde existe um líder(professor), e os trabalhadores seriam os alunos, como em uma industria é necessário regras para que as coisas funcionem realmente. Um local onde o ambiante é agradável, os materiais são de fácil acesso, e existe alguém que possa impor regras, a convivencia e a força de vontade, são visíveis. Encontramos engonomia em grande parte do ambiante escolar, se o aluno possui uma cadeira/carteira adequados, sua postura será correta, assim como mesmo tendo os materiais, precisam de explicações, e regras para efetuar a atividade. Por isso a mesma é tão essencial para um trabalho bem sucedido.
Análise
Conclusão
Com o análise das afirmações acima, nota-se que não é apenas em empresas, e escolas que encontramos engonomia, está presente em todas as ocupações do dia a dia, à postura correta é essencial principalmente por problemas futuros caso a mesma não seja adequada. A falta de atividades físicas, alongamentos, são grandes influentes para uma má postura. Sentar-se de forma adequada, fazer atividades físicas, poderão contribuir para diversos prejuízos e lesões, como por exemplo (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos), escoliose, lordose, cifose, hérnia, entre outros. No local de trabalho, a ginástica elaboral é indispensável, tanto para a postura, quanto atividades gerais, exercita, e alonga.
Referências
http://apsredes.org/site2013/vocesaudavel/files/2014/02/Postura-UnimedRio.pdf