Posto Mariel
O maior investimento brasileiro em portos nos últimos anos foi feito em Cuba, 682 milhoes nos últimos 3 anos, será inaugurado em janeiro e contará com a presença da nossa presidente Dilma Rousseff. O Porto de Mariel terá capacidade superior à do Porto de Suape, o principal do Nordeste brasileiro.
Agora que veio a tona, mas a lambança aqui é antiga, no governo de Lula em 2008 é que o BNDES financiou 71% do orçamento da construção do porto. Porcentagem essa três vezes mais do que o governo do PT destinou a melhorias e ampliações no Porto de Suape desde sua inauguração, em 1983.
Outro fato curioso é que o conteúdo desse contrato com Cuba foi classificado como secreto até 2027, com a justificativa de se tratar de informações estratégicas. O BNDES financia obras em 15 paises, e possui apenas três contratos considerados secretos, dois com Cuba e um com Angola, o que sera que tentam esconder é a duvida de todo cidadão brasileiro?
A única garantia exigida para o empréstimo foi a abertura de uma conta no Banco do Brasil nos EUA, onde Cuba se compromete manter um saldo equivalente a três parcelas do pagamento da divida com o Brasil,