POSTER CIENTIFICO FILOSOFIA
FILOSOFAR...ENTENDER...EDUCAR...
CAROLINA GIACOMETTI_DENISE KUDELSKI_ELISANGELA MARQUES_RAFAELA MASOLLA_SAMANTHA LOPES
INTRODUÇÃO
A
filosofia e seus objetos de estudo propõe educar o pensamento, formando um sujeito consciente de si e questionador da realidade que o cerca. São questões válidas para todos os povos e em todas as épocas. Platão, Aristóteles, Santo Agostino, etc..., são grandes filósofos lidos até hoje. A proposta naturalista entende a civilização como uma degeneração da natureza. Rousseau e a educação em sintonia com a natureza, para que o ser o humano desenvolva suas habilidades sem corromper a alma. Na primeira metade do século XIX, surge o positivismo, com Augusto Comte, e a ciência da sociedade, o processo de evolução passa por estágios teológicos, metafísico e positivo.
Com Karl Marx e Friedrich Engels, o materialismo dialético, a história se desenvolve em movimentos de tese/antítese/síntese, numa contínua luta de classes. Já na virada para o século XX surge a fenomenologia que nega a possibilidade de um conhecimento objetivo. No
Existencialismo o Ser humano é radicalmente livre, enquanto os estruturalistas negam ou reduzem a um mínimo a liberdade humana.
Preocupação com a linguagem e com as questões lógicas, inspiraram o sujeito pragmático, aquele que tem o hábito mental de reduzir o sentido dos fenômenos. A filosofia analítica se caracteriza pela corrente dentro da filosofia que acredita que os problemas filosóficos podem ser estudados e solucionados pela análise da linguagem.
CONCLUSÃO
OBJETIVO
O
objetivo deste trabalho é apresentar uma visão geral das correntes filosóficas da educação. Apontando os tópicos sobre a filosofia e a verdade que estão intimamente associadas a quem procura se libertar e se conhecer, o naturalismo que mostra o homem como produto de forças “naturais”, ou seja, acredita que o indivíduo é mero produto da hereditariedade e seu comportamento é o fruto do meio em que