Position paper sobre o livro “posicionamento – a batalha pela sua mente”
(Ries, Al; Trout, Jack. Posicionamento – A Batalha Pela Sua Mente. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1997)
A busca pelas empresas, por um posicionamento de suas marcas na mente do consumidor e como tal estratégia mudou o foco do marketing nas organizações é o assunto inicial abordado pelos autores. Para Ries e Trout (1997), a novo objetivo das organizações através do marketing, não se prendia mais somente a divulgação de seus produtos, mas sim na perspectiva que tal produto impactava no cliente. A intenção não era mais tornar um produto conhecido, através da publicidade, mas sim encontrar um conceito, um status ou uma imagem que se vinculasse ao produto e se fixasse na mente do consumidor.
A nova estratégia tinha por base não a criação de algo novo na perspectiva do cliente, mas sim de trabalhar em cima de já conhecido por ele, de forma a gravar um conceito em sua mente, principalmente através de relações, associações e conexões.
Em uma sociedade onde a comunicação e concorrência são excessivas e intensas, torna-se ainda mais relevante a importância de um posicionamento concreto de sua marca na visão do cliente. De fato que, ao pensar em uma categoria de produto ou um fator específico, seu público alvo relacione diretamente ao seu produto ou marca. Como por exemplo, ao pensarmos em inovação e qualidade tecnológica, lembramos imediatamente da Apple. Ou ao citarmos ferramentas de busca e pesquisa pensamos diretamente no Google.
Isto ocorre por causa da grande poluição de informações que bombardeia a população diariamente através de diversos veículos de comunicações, e que como ferramenta de defesa o consumidor filtra somente o que ele realmente considera importante. Exemplo disto é a forma em que prestamos atenção em propagandas de marcas como a Adidas, Nike ou Puma, pois motivam nossa curiosidade sobre algum novo produto que está sendo lançado e que mesmo sem conhecermos, estamos