PortVangEuropPag2

254 palavras 2 páginas
Vanguardas Europeias

As vanguardas europeias foram movimentos culturais que surgiram na Europa durantes as duas primeiras décadas do século XX, quando ocorria a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Revolução Russa (1917), a Belle Époque e uma crise financeira na Europa. As vanguardas eram um conjunto de tendências que se opunham as tendências vigentes da época. As principais características delas eram:
Enfoque na euforia e no pessimismo
Irracionalismo
Negação das formas fixas e do academicismo
Crítica às convenções burguesas

Movimentos Artísticos

Futurismo: Desenvolveu-se tanto nas artes quanto na literatura, propunha promover a modernização industrial e o desenvolvimento. O movimento ganhou força no Brasil em meados de 1920. Alguns nomes do movimento foram: Fernando Pessoa e Umberto Boccioni.

Expressionismo: Surgiu na França e na Alemanha no começo do séc. XX. As principais características na literatura foram a despreocupação com rimas e estrofes e a valorização da linguagem fragmentada. Fazem parte do Expressionismo: Kandinski, Paul Klee, Chagall, entre outros.

Dadaísmo: Surgiu na Suíça durante a 1ª Guerra Mundial. Foram usadas técnicas para ridicularizar e destruir a arte da época, que era considerada hipócrita pelos artistas do movimento. Alguns representantes: Francis Picabia e André Breton.

Surrealismo: Foi um movimento literário e artístico que surgiu na França e foi muito influenciado pelas descobertas do psicólogo Sigmund Freud. Principais nomes: Antonin Artaud, Jean Harp, e outros.

Cubismo: Surgiu em 1907 na França, apresenta como características na literatura a mistura de temas, espaço e tempos e a fragmentação da realidade. Principais nomes do Cubismo: Picasso, Apollinaire, Blaise Cendrars, Delauney.

Relacionados