Português
Podemos classificá-las em soluções saturadas e insaturadas, na qual a insaturada é quando a quantidade de soluto usado se dissolve totalmente, sendo inferior ao coeficiente de solubilidade, enquanto a saturada já dissolveu toda a quantidade possível de soluto, e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida e ficará no fundo do recipiente.
Há várias maneiras de indicar a quantidade de soluto presente numa solução. Uma das mais utilizadas é a concentração comum, calculada utilizando-se a equação:
Em que: C é a concentração; M é a massa do soluto expressa em gramas; V é o volume da solução expressa em litros.
A solubilidade está intimamente relacionada com a polaridade das moléculas, pois irá determinar se uma substância é solúvel, para mais ou para menos, ou insolúvel.
Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.
Moléculas polares interagem através da força intermolecular ou ligações de hidrogênio. A polaridade molecular depende da diferença de eletronegatividade dos átomos.
A molécula de água é polar, devido ao compartilhamento desigual de elétrons, pois sua concentração atua em maior parte no oxigênio, deixando o hidrogênio com a menor.
A eletronegatividade é a capacidade que um átomo tem de atrair elétrons, em uma ligação covalente terá maior influência sobre o par de elétrons compartilhado, aquele que for maior eletronegativo. Na tabela periódica, a eletronegatividade cresce numa