Português
O QUE É SER GENTE DIREITA?
Dificilmente alguém será aclamado direito por todos os seres humanos, pois cada um pensa de uma maneira e tem uma concepção formada do que é certo ou errado.
A pessoa ser considerada direita pelos outros é muito relativo; por exemplo: se você roubasse algum bem de valor e desse a seu pai, você poderia ser considerado um bom filho; todavia, perante a sociedade, essa pessoa seria um ladrão.
Gente direita é alguém que diante do seu modo de pensar, da sua maneira de agir, de sua criação, do lugar em que habita, tem na sua consciência que aquilo que está fazendo é certo.
(Texto da aluna Ana Raquel Sá da Nóbrega, matrícula 94110750, turma 2560)
Os elementos coesivos destacados no texto traduzem, respectivamente, ideia de:
Escolha uma:
a. explicação, adição e contradição.
b. explicação, contradição e conclusão.
c. conclusão, contradição e contradição.
d. conclusão, adição e contradição.
LEIA o excerto seguinte e responda à questão proposta.
"O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água.”
A retomada lexical em destaque no trecho acima é caracterizada como:
Escolha uma:
a. hiperonímia.
b. perífrase.
c. hiponímia.
d. metonímia.
LEIA o excerto e responda à questão proposta.
O melhor momento do futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema - e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. [...]