Português
Cuscuz de tapioca:
100 g de tapioca granulada
300 ml de leite
100 ml de leite de coco (opcional)
70 g de coco ralado fresco
50 g de açúcar (ou a gosto)
Para finalizar:
Coco ralado a gosto /Leite condensado
Preparo:
Num refratário, coloque a tapioca, 50 g de coco, o açúcar e misture bem. Ferva o leite junto com o leite de coco. Se não quiser usar o leite de coco, acrescente mais 100 ml de leite.
Derrame os leites ferventes sobre os secos, misture bem, transfira a mistura para uma assadeira tampe e abafe, geralmente, coloco uma toalha de mesa bem dobrada, envolvendo-o. Isso faz com que o grão de tapioca cozinhe e amoleça. Deixe assim por umas 2 horas, verifique se já amoleceu e coloque na geladeira. Na hora de servir, corte em quadrados, cubra com o coco fresco em flocos e despeje o leite
Cuscuz - Uma Receita de Origem Negra.
Os escravos tiveram fundamental participação na cozinha brasileira. E a história dessa culinária de herança africana, teve início no século XVI com a chegada dos primeiros negros ao Brasil.
As escravas ao cozinharem para os seus senhores descobriram os sabores e as texturas de ingredientes como: açúcar, sal, ovos, alho e carne de gado e frango, comuns ao paladar dos europeus. Nas mãos dessas talentosas cozinheiras, um pouco de tudo se misturava aos condimentos, dando origem a várias delícias, como a feijoada, o cuscuz, e outros quitutes.
Ingredientes:
1/2 peito de frango cozido e desfiado (pode ser o de pacotinho já pronto)
3 ovos cozidos e fatiados em rodelas