Português instrumental
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
NOME: JHONYS LUCAS RODRIGUES CAETANO.
MATRICULA: 201410427
PROFESSOR: JOÃO CARLOS
TRABALHO DE FONOLOGIA. PORTUGUÊS
INSTRUMENTAL.
3. Leia este trecho de reportagem:
Quando era ministro da educação, Jarbas Passarinho recebeu uma correspondência de um reitor de uma universidade, solicitando verbas ao iminente ministro, que não pestanejou. Colocou-a de volta no correio, dizendo ao solicitante que já havia sido nomeado.
A) Explique a diferença de significados entre iminente e eminente.
“Eminente” é cognato de “eminência”, substantivo que designa a qualidade daquilo que é eminente – é mais ou menos a mesma coisa que “proeminência” (no sentido figurado, “eminência” é superioridade moral e/ou intelectual). O termo também aparece na expressão “eminência parda”, com a qual nos referimos a uma pessoa muito influente, sobretudo na vida política, mas que permanece anônima, evitando mostrar-se ou agir às claras. A palavra aparece ainda no tratamento de cardeais (Vossa Eminência, Sua Eminência).
Já “iminente” é o que está prestes a acontecer. Normalmente se usa em contextos em que ocorra algum tipo de ameaça (“perigo iminente”, “risco iminente” ou mesmo “escassez iminente”, como queria o autor do texto destacado).
B) Levando em conta a diferença referida no item anterior, responda: a atitude do ministro desenvolvendo carta e informando que já havia sido nomeado, foi uma forma de criticar o reitor.
Resposta: Sem duvidas, o eminente ministro quis ressaltar de forma irônica, o erro de parônima do desventurado reitor.
4. Leia este trecho de noticia sobre a fuga de um oficial da policia militar que havia sido preso, acusado de participação em um crime.
O primeiro – tenente da policia militar... Fugiu ontem da prisão.
A policia militar constatou a fuga ás 8h50, quando percebeu que as grades de suas celas estavam cerradas. Ainda não foi identificado o objeto usado pelo oficial