Portugueses na América
Entre os acontecimentos que ajudaram a passagem para os tempos modernos,destacam-se as Grandes navegações,pela gravidade dos seus problemas.
Reconhecido como primeiro passo no complexo processo de globalização do planeta,o expansionismo marítimo ajudou os europeus dominarem várias regiões do mundo durante um longo período.
Os portugueses quando perceberam que estavam ameaçados de perder as terras conquistadas para uma das potências interessadas na riqueza recém-descoberta que era o pau Brasil,decidiram finalmente oocupar e colonizar o território descoberto.
Ao chegar na America os portugueses nao encontraram ouro nem prata.
Para dar continuidade a colonização, o territorio colonial foi dividido em capitanias hereditárias. Os donatários tinham deveres entre os quais cabe citar:cuidar da defesa; expandir a fé cristã; desenvolver a agricultura da cana-de-açúcar na capitania.
Além de deveres os donatários tinham direitos como: 5%no negócio do pau-brasil; escravizar e vender índios; cobrar impostos em rios e portos; fundar vilas; doar sesmarias, isto é, grandes fazendas.
As capitanias hereditárias nao deram muito certo,então o rei de Portugal criou o governo-geral que teve três governadores-gerais, Tomé de Sousa, Duarte Costa e Mem de Sá.
Durante a colonização o governo português criou as Câmaras Municipais, órgãos encarregados de administrar as vilas e cidades brasileiras.
A Conquista da América
A colonização espanhola das Américas começou com a chegada de Cristóvão Colombo às Américas em 1492. Colombo procurava um novo caminho para as Índias e convenceu-se de que o encontrará. Ele foi feito governador dos novos territórios e fez várias outras viagens através do Oceano Atlântico. Enriqueceu com o trabalho de escravos nativos, que obrigou a minar ouro, e também tentou vender escravos na Espanha. Apesar de ser geralmente visto como um excelente navegador, era fraco como administrador e foi destituído do governo em 1500.
A chegada dos