Portugues
Um sistema de materiais deve estabelecer uma integração desde a previsão de vendas, passando pelo planejamento de programa-mestre de produção, até a produção e a entrega do produto final. Deve estar envolvido na alocação e no controle da maior parte dos principais recursos de uma empresa: fabricação, equipamentos, mão-de-obra e materiais.
Quando o volume de capital é pequeno, ou quando existe restrição financeira, a utilização de um sistema integrado, visando à operacionalização, de forma eficaz, das necessidades reais da empresa e adaptando-a a variações e restrições do mercado, é fundamental para a manutenção de sua performance. Pode-se com isso dividir o “bolo” em quantas fatias forem necessárias e, mais importante ainda, definir a espessura de suas fatias.
Organização Uma tradicional organização de um sistema de materiais pode ser dividida nas seguintes áreas de concentração: controle de estoque; compras; almoxarifado; planejamento e controle da produção; importação; transporte e distribuição.
Controle de Estoques - O estoque é necessário para que o processo de produção/vendas da empresa opere com um numero minimo de preocupações e desníveis. Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.
Compras - O setor de compras