portugues
O CONTO “ A GALINHA”
Trabalho realizado por:
Hugo Ferreira nº14
Jorge Barros nº20
Professora: Ana Teresa Ma
Índice
Introdução
Resumo
Categorias da Narrativa:
• 1 – Ação
• 2 – Personagens
• 3 – Espaço
• 4 – Tempo
• 5 – Narrador
• 6 – Modos de Expressão
Conclusão
Introdução
O nosso Conto é “ A Galinha” , e o nosso trabalho é analisá-lo, conforme as Categorias da
Narrativa
Resumo
O conto A galinha de Virgílio Ferreira relata uma história que se passa numa aldeia na qual uma discussão entre duas senhoras por causa de uma galinha de barro toma proporções cada vez maiores a ponto de provocar discórdia em toda a aldeia. Durante a discussão a galinha de barro é tomada como alegoria de alguns dos sórdidos defeitos humanos como a inveja e a avareza.
O título A Galinha prenuncia desde já, o viés cômico pelo qual perpassará todo o conto. A voz do narrador é a de uma personagem (o filho), vislumbramos no conto cenas do dia-a-dia das pessoas: gente simples que vai à feira, que se irrita, que sente inveja, que busca ajustar mal entendidos, etc.
Na personagem representada pela tia concentrar-se-á toda uma carga emblemática que reflete as características, aqui associadas a uma galinha bicho escandaloso, e por vezes, engraçado. Por causa do escândalo causado pela personagem tia por causa da suposta troca das iguais galinhas de barro é que velhos ódios, invejas e ciúmes virão à tona para um ajuste de contas. Primeiro entre os personagens principais (pai, mãe, tio, tia) e posteriormente todos os habitantes da aldeia. Neste momento, observa-se a presença de um certo humor negro. A aldeia assistirá às brigas e mortes por conta do ajuste de contas e este facto será relatado de forma a levar qualquer um a rir. É um conto engraçado e interessante.
Que levará o leitor desfrutar de um belo momento de leitura
Categorias da Narrativa
• 1 - Ação
1)
1.1) Ação Principal → O facto que a Tia e a Mãe do narrador estarem a discutir sobre uma alinha de barro que compraram na