REVIS O PARA PROVA
Método Dupont:
Tem como finalidade medir de duas formas o retorno da empresa, primeiro com os lucros sobre as vendas e segundo com a eficiência da utilização de seus ativos.
Termômetro de Kanitz:
É um instrumento utilizado para prever a possibilidade de falência de empresas. Procura-se analisar se determinada empresa tem possibilidade ou não de falir, principalmente em curto prazo. onde:
0,05; 1,65; 3,55; 1,06 e 0,33 são os pesos que devem multiplicar os índices. E os Índices são:
RP = Rentabilidade do Patrimônio.
LG = Liquidez Geral.
LS = Liquidez Seca.
LC = Liquidez Corrente.
GE = Grau de Endividamento.
De acordo com Kanitz se, após a aplicação da fórmula, o resultado (Y) se situar abaixo de -3, indica que a empresa se encontra numa situação propensa a falência. Evidentemente, quanto menor este valor, mais próximo da falência estará à empresa.
Do mesmo modo que se a empresa se encontrar em relação ao termômetro com um valor acima de zero, não haverá razão para a administração se preocupar. Se ela se situar entre ZERO e -3, temos o que Kanitz chama de penumbra, ou seja, demanda uma certa cautela. Se o fator resultar num valor entre 0 e +7, considera-se que a empresa se situa na faixa de solvência, ou seja, menor probabilidade de falência.
Análise Vertical
A análise vertical, considerado um dos principais instrumentos de análise de estrutura patrimonial, consiste na determinação dos percentuais de cada contra ou cada grupo de contas do balanço patrimonial, em relação ao valor total do Ativo ou Passivo.
Para se efetuar o cálculo da análise vertical no BALANÇO PATRIMONIAL, podemos apurar o percentual relativo a cada item do demonstrativo da seguinte forma:
CONTA (ou grupo de contas) X 100
ATIVO TOTAL (ou passivo total)
A análise vertical pode ser estendida, também a DRE. Comparamos cada item do demonstrativo ao total da Receita Líquida de Vendas.
CONTAS X 100
RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS
Análise