Portugues
GEOGRAFIA
Resumo analítico sobre o capitulo quatro do livro didático
“O papel do comércio mundial”
Nome: Vitória Luíza Damasceno
N°: 36
Série: 1°ano A
Professora: Maura
Três Lagoas/MS
18/11/2014
O papel do comércio mundial
A globalização e o comércio mundial;
A globalização, a expressão que surgiu nos Estados Unidos no início da década de 1980, pode ser definida como um processo que promove a intensificação das trocas de mercadorias, serviços, capitais, informações e pessoas. A Interdependência criada pelas trocas conduz á criação de um espaço mundial que tente a ser cada vez mais integrado.
Interdependência é um conceito que rege as relações entre os indivíduos onde, um único indivíduo é capaz de, através de seus atos, causar efeitos, positivos e/ou negativos, em toda a sociedade. Ao mesmo tempo, esse mesmo indivíduo, por sua vez, é influenciado pelo todo.
Para grande parte dos cientistas sociais, a globalização foi desencadeada no século XVI, com as Grandes Navegações. Teve início um movimento de trocas comerciais entre metrópoles e colônias que alimentou o capitalismo comercial. Também no século XVIII. Alguns tópicos para definir o Capitalismo Comercial:
- Os locais onde o capitalismo comercial mais se desenvolveu foram: cidades italianas de Gênova e Veneza, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra e Países Baixos;
- Impulso comercial através das conquistas de territórios na África e América, principalmente por Portugal e Espanha. Estes países colonizaram e exploraram colônias, retirando recursos naturais (principalmente ouro). Um dos exemplos foi a exploração feita por Portugal em sua principal colônia, o Brasil;
- Grande poder econômico, social e político da burguesia comercial;
- Uso de mão-de-obra escrava de origem africana, principalmente nas colônias portuguesas e espanholas;
- Mercantilismo: política econômica que priorizava o acúmulo primitivo de capital,