portugues
Avaliação Bimestral de Português Valor: 10pts Alcançou:___
Data__/__/__
Aluno(a)_______________________________________________
Profª: Terezinha
TEXTO 1
Devagar é mais gostoso
Para que tanta pressa se não sabemos sequer para onde estamos indo?
(...) Temos a ilusão de que com supercomputadores que fazem em segundos o que há anos fazíamos em dias, com aviões que percorrem em horas o que há séculos percorríamos em meses, o trabalho ficará mais rápido, a vida mais fácil, voltaremos para casa mais cedo e teremos mais tempo para brincar com o cachorro, jogar pingue-pongue e comer brigadeiro. Mentira!
Do jeito que o mundo está organizado (visando o lucro em primeiro lugar), quanto mais rápida é a tecnologia, mais teremos que trabalhar!
Suponhamos que há 50 anos um trabalhador levasse oito horas para fazer uma mesa e que, hoje, com a tecnologia disponível, leve apenas duas. O que acontece com esse trabalhador:
a) trabalha só duas horas por dia, entrega a mesa ao chefe e vai para casa feliz, brincar com os filhos;
b) trabalha o dia inteiro, assim como fazia antes, faz quatro mesas em vez de uma só e vai para casa exausto, no final da tarde.
Quem respondeu b acertou. Se o mundo funciona como uma enorme empresa, que só pensa na grana, nenhum supercomputador ou qualquer outra invenção vai conseguir deixar nossa vida mais tranqüila.
Se a nossa ambição é ganhar tempo, sugiro que tiremos o pé do acelerador e o ponhamos no freio. Deixemos de lado um pouco os computadores que processam 3 milhões de dados e comecemos a processar, em nossos cérebros, uma meia dúzia de questões realmente fundamentais: para que serve tanto computador, se a cada 4 segundos uma pessoa morre de fome no mundo? Para que serve tanta velocidade, se uma das principais causas de morte entre jovens, nas grandes cidades, são os acidentes de trânsito? E para que tanta pressa, meu Deus, se não sabemos sequer para onde estamos indo
Antônio Prata.