Portugues
(C.I.O.M.F)
Ensino Médio - 3º ano – Matutino – Turma 1
Sâmara Vitor, Paulo Fernando, Kleiton Pereira, Davi Dias, Kananda Oliveira.
Literatura Contemporânea
Itabuna - Bahia
09.01.2013
Sâmara Vitor, Paulo Fernando, Kleiton Pereira, Davi Dias, Kananda Oliveira.
Literatura Contemporânea
Trabalho apresentado como parte da nota da IV unidade
Professora: Rosangela
Itabuna - Bahia
09.01.2013
Contexto Histórico 1970, 80 e 90
A década de 1970
Conhecido também como anos 70 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1970 e 31 de dezembro de 1979.
Foi a época em que aconteceu a crise do petróleo, o que levou os Estados Unidos à recessão, ao mesmo tempo que economias de países como o Japão começavam a crescer. Nesta época também surgia a defesa do meio ambiente, e houve também um crescimento das revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a "era do individualismo". Eclodiam nesta época os movimentos músicos das discotecas e também do experimentalismo na música erudita.
Pela televisão, o mundo se tornou infinitamente menos secreto. Richard Nixon, o presidente americano deposto pelo caso Watergate, foi uma "personalidade" típica das telas de televisão dos anos 70. Sua saída do governo foi festejada pela população dos Estados Unidos e o resto do mundo acompanhou todo o escândalo "de perto", através da tela da televisão.
Neste período, houve processos na política envolvendo disputas sendo assim as corridas espacial e armamentista se encerraram, dando lugar a um progresso humanístico, que visava não o interesse individual das potências, mas sim da humanidade, o período da chamada humanidade progressista.
A economia mundial, e particularmente a dos Estados Unidos, entra em recessão após a crise do petróleo de 1973, quando a OPEP