Drogas
Para a elaboração do Projeto Saber Saúde, Tabagismo/Alcoolismo.
O grupo pode contar com a colaboração do Diretor, Equipe pedagógica, professores e demais funcionários da escola, em reuniões as terças feiras no turno noturno, ambos em prol dos mesmos objetivos.
No desenvolvimento do Projeto são envolvidos funcionários da escola, pais, comunidade escolar, alunos e conselho de escola, pois o apoio de todos é importante para que as ações e o sucesso sejam alcançados com êxito.
A escola conta com o projeto PROERD que atende os alunos do 5º ano, porém já esta em prática outros relacionados à prevenção do uso das drogas, com atividades diversificadas e de mobilização da clientela interna e externa.
Os saberes e práticas já existentes são integrados de forma interdisciplinar ao tema. Para socializar os saberes foram utilizados espaços de encontro como reuniões de pais e planejamentos semanais para organizar o trabalho de prevenção ao uso de drogas durante o curso.
Na E. M. José Francisco da Fonseca há 220 alunos matriculados do II período da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental entre 05 a 11 anos de idade, distribuídos em 112 masculinos e 108 femininos, portanto possui maior quantidade de homens, com diferença de apenas 04 mulheres.
De modo geral os alunos são em maior quantidade de classe média, poucos são de classe baixa, com aspectos socioeconômicos e culturais diversificados.
O desempenho escolar dos alunos conforme o resultado do IDEB 2011/2012 foi inferior ao anterior, porém percebe-se que no decorrer desse ano letivo houve melhoras, mas ainda é preciso que os pais tenham mais compromisso com o estudo dos filhos.
Em relação interpessoal entre alunos, professores, funcionários é satisfatório. As atividades de maior interesse dos estudantes estão relacionadas às aulas de Educação Física e extra classe, porém participam dos projetos sócio culturais onde a comunidade é integrada.
Como educadores conhecemos nossos alunos e procuramos